Seguidores

domingo, 3 de outubro de 2010

O Barroco e a vida como espetáculo

Amizadinha, tudo bem? Finalmente, choveu em Uberaba, lavando a atmosfera e nos permitindo respirar melhor.
Você já deve ter percebido como, nos dias atuais, é mais importante parecer do que ser, não é? Costumeiramente, atribuímos isso ao impacto dos meios de comunicação, que tornaram tudo uma esfera pública, oferecendo a qualquer um, mesmo os desprovidos de qualquer talento, oportunidade de se exibir 24 horas por dia. O nosso é um tempo com pouquíssimo espaço para o ensimesmamento e o autoconhecimento, elevando a extremos a natural característica humana de usar máscaras para impressionar positivamente os outros.
Entretanto, não é de hoje o surgimento de uma cultura do espetáculo. O que foi o período barroco, se não isso?
Para estimulá-lo a refletir sobre essa questão, proponho a fruição de algumas obras artísticas daquele período.
Na seção O belo artístico, você pode ver a obra-prima da escultura barroca, "O êxtase de Santa Teresa", do italiano Gian Lorenzo Bernini (1596-1680), considerado o mestre de sua arte naquele tempo. Observe como a santa é representada fazendo um verdadeiro espetáculo visual, nos movimentos de seu corpo e vestimentas, na expressão de seu rosto, daquilo que é puramente espiritual: sua comunhão com a divindade, tal como descrita em seus escritos místicos. Não deixe de notar também a sensacional materialidade do corpo... do anjo!
Em O poema da semana, você encontrará um texto em prosa, mas por um bom motivo: trata-se da terceira das Cartas de amor, escritas por Sóror Mariana Alcoforado, uma freira portuguesa que viveu entre 1640 e 1723 e que manteve um ardente caso de amor com um militar francês. Seduzida e abandonada, ela enviou a ele cinco cartas em que torna sua paixão e sua dor um espetáculo, por meio de uma expressão linguística sempre arrebata. Você vai chorar diante de tanto sofrimento... ou morrer de rir!
Em A imagem da semana, postei um quadro de Hyacinthe Rigaud, o Retrato de Luís XIV, de 1701. Você não acha que o Rei-Sol está vestido como um rockstar? Freddie Mercury, do Queen, não ficaria mal em tais roupas e pose...

2 comentários:

  1. Ahh, Professor (assim com a letra maiúscula mesmo) - seu blog é de encher os olhos e alma. Sinto falta das suas aulas! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor Carlos!

    Seu blog confirma o que você é, um excelente profissional e um autêntico Poeta.

    Abraços!

    ResponderExcluir